RSS significa Really Simple Syndication, e é baseado na linguagem XML.
Um arquivo RSS é uma lista de entradas de conteúdo. Um site de notícias ou uma revista online usam arquivos RSS para que seus leitores possam ter um clipping das notícias publicadas. Do mesmo modo, se você tem um site de conteúdo dinámico, um site com CMS, por exemplo, provavelmente vai querer gerar um arquivo RSS. Geralmente os sistemas de gerenciamento de conteúdo (os CMSs) geram o RSS automaticamente, assim como Blogs e wikis.
Mas você quer mesmo é usar o RSS, não é?
Você precisa de duas coisas para poder usar RSS: primeiro, precisa de um leitor de RSS, e depois precisa assinar um conteúdo qualquer.
Os navegadores mais recentes lêem feeds diretamente, mas se você quer uma solução melhor para a leitura de feeds RSS, use o serviço do Bloglines ou do Google Reader.
Agora falta a assinatura. Você pode começar assinando o nosso blog… este que você está lendo agora… Para fazer isso, clique com o botão direito sobre este botão . Escolha “copiar o link” . Depois cole o endereço no seu leitor de feeds. Pronto, você assinou o feed do nosso Blog! Agora é só usar o seu leitor sempre que quiser saber o que andamos publicando…
Agora você pode visitar os seus jornais e revistas online preferidos e procurar por este símbolo com o RSS (ou XML) laranjinha. Quando achar, faça o mesmo que fez agora há pouco.
Saiba desde já que é possível assinar partes do jornal, ou assuntos específicos. Veja, por exemplo, no site da Folha de São Paulo, os feeds disponíveis…
E lembre-se que sempre que estiver querendo ficar atualizado sobre os assuntos de que gosta é só mandar atualizar os seus feeds!!! Inté!’
No Comments