O seu navegador está com um problema

Há um bom tempo o Internet Explorer (IE, para os íntimos) é o navegador mais difundido entre os usuários. Isso é fato, estatística. Outro fato é o seguinte: existem outros navegadores: o Firefox, o Opera, o Safari, e mais algumas dezenas de outros. E alguns deles interpretam o código (HTML e CSS) de forma diferente.

Este fatos, simples e corriqueiros, têm um grande alcance.

Os designers e desenvovedores de sites têm que lidar com o fato de que os navegadores interpretam o código de forma diferente, tentando elaborar um código que produza mais ou menos o mesmo resultado nos diferentes navegadores. Isto é, tentam produzir um código que gere uma página que funcione independentemente do navegador do usuário.

O efeito colateral disso tudo é o seguinte: como a grande maioria dos usuários usa o IE como navegador, os designers e desenvolvedores web mais desavisados cometeram a grande burrada de preparar a sua página para funcionar no IE, sem verificar a compatibilidade com outros navegadores. Pior: sem atentar para o fato de que existe um padrão para essas linguagens. E alegavam o seguinte: o código pode estar errado, mas funciona no IE, e isso é o que importa.

Acontece que, durante muito tempo, o IE foi também o pior navegador possível. Ele não entendia boa parte dos códigos mais recentes, tanto de HTMLquanto de CSS. Isso acabou criando uma distorção muito prejudicial á comunidade de desenvolvimento. Existem sites somente sobre o problema da compatibilidade entre navegadores. Outros que fazem tutoriais ensinando como fazer rotinas em javascript para identificar qual navegador o usuário está usando para poder servir códigos diferentes para usuários diferentes…

Muitas vezes o código feito para rodar no IE era tão diferente do código “correto” que não rodava nos outros navegadores. O prejuízo gerado pela falta de compatibilidade entre navegadores é enorme.

Há algum tempo atrás, este problema era mais grave, mas ainda hoje me vejo gastando boa parte do meu tempo tentando fazer uma página funcionar em qualquer navegador. E me pergunto: eu não deveria estar fazendo outra coisa? Por que eu, justo eu, tenho que pagar por esta falta de compatibilidade entre navegadores? Por que esses caras (os que projetam os navegadores) não se trancam num hotel e fazem um só mecanismo de interpretação de código e param com esta desgraça?

Por que? Hein?

Sei que o problema é bem maior do que estou expondo. Perdoem o desabafo.

Mas não acho justo que sejamos nós, desenvolvedores, que tenhamos o ônus de fazer a web compatível. Mas se não nós, quem?

Por isso, escolha bem o seu navegador.

1 Comment

  • mauricio

    21.05.2010 at 13:37 Responder

    Este meu blog ele funciona legal na IE, mas no MOZILA e no GOOGLE CHROME não funciona, o menu ficar fora da formatação.
    Que problema seria este?

    Desde já agradeço,

    Abs,

Post a Comment