Isto não vai acontecer, pelo menos não aqui.

Volta e meia vejo uns vídeos mostrando recursos tecnológicos do futuro, e neles tudo é sempre limpo, organizado, todos sorriem, até os funcionários públicos. Todos os dispositivos são feitos de vidro e são sensíveis ao toque. As ruas estão impecavelmente limpas, o transporte público é confortável e barato. Você pode configurar o mundo como quiser. 

Aí me pergunto: que mundo é este, cara-pálida? Não é o Brasil, com certeza. Talvez a Suiça, que já está a meio caminho disso, tudo limpo, crianças loirinhas e limpinhas, que nunca choram nem fazem birra. 

Mas para onde foi aquela sujeirinha das ruas? Os papéis colados nos postes anunciando a volta da pessoa amada em 3 dias? Onde foram parar as crianças magrinhas? E as gordinhas? As crianças que gargalham fora de hora? Tudo isso foi banido do mundo? Ninguém mais anda de bermuda e chinelo de dedo pela rua? Para onde foi o comércio de rua, com sua bagunça característica? Para onde foram os imigrantes? 

Daqui de onde eu vejo, o meu mundo não é assim. Minha casa é bagunçada, meus livros não estão em ordem alfabética e o quarto da minha filha tem brinquedo pra todo lado. As cadeiras da sala de jantar não estão todas arrumadas ortogonalmente à mesa… Estão todas tortas; na verdade, minha filha usa uma delas pra brincar de casinha. Aliás, a minha filha não pára quieta e ri à toda hora, fora de hora (e dá pra ser fora de hora?).

Estes novos vídeos, que anunciam um futuro limpo e transparente são tão artificiais quanto os dos anos 50, que falavam para a dona de casa que tudo ficaria pronto com o apertar de um botão ou com o uso de algum produto milagroso na pele.

Quando é que vão fazer um vídeo destes retratando a vida na Somália em 2050, em vez da Suécia? A desigualdade hoje ainda é tanta, que não acredito que os países do (antigamente chamado) terceiro mundo vão gozar destas interfaces de vidro e de ruas pavimentadas e limpinhas, com carros elétricos. Queria ver como será a África em 2050. Pelo menos quero crer que as crianças loiras não estarão todas lá, morando na Somália. Porque, se estiverem, vão estar usando bermuda e chinelo de dedo, e aí não vão aparecer no vídeo.

No Comments

Post a Comment