HTML e CSS 10: Instalação do WordPress

1. Instalação do WordPress em servidor local

Servidor WAMP você já sabe o que significa (Windows + Apache + MySQL + PHP). Se você é um designer digital, você não tem escolha: vai ter que ter um servidor WAMP instalado em seu micro de trabalho, para instalar e testar os sites que está montando para seus clientes, principalmente os CMS, que requerem PHP e MySQl para rodar. É necessário portanto ter uma instalação de um servidor local. Mas eu sugiro que você tenha também um servidor portátil em seu pendrive, para poder carregar seu CMS com você. Assim, quero mencionar os dois processos abaixo. Primeiro, vou falar da instalação de servidor local, isto é, no HD de seu micro de trabalho.

Local

Uma opção bem bacana para instalação local (não portable) é o Vertrigo, que vem com um pacote de instalação bem enxuto e funcional. Nele você pode instalar quantos CMS quiser. Se você baixar o pacote e rodar o instalador não deve encontrar problemas.

Portable

Depois de andar produrando por aí, encontrei não uma, mas algumas soluções de servidores do tipo WAMP (Windows, Apache, MySQL e PHP) portáteis. Aí vão alguns links de servidores portáteis:

Server2go

XAMPP portable

UniServer

UsbWebServer

Testei os quatro e fiquei com o que me pareceu mais bem feito e enxuto, o UsbWebServer.

Agora o WordPress!

Uma vez que você instalou seu servidor, falta só instalar o WordPress dentro dele. O vídeo abaixo mostra como instalar o servidor portable UsbWebServer em seu pendrive e, logo em seguida, a instalar o WordPress.

Instalação de blog wordpress em pendrive com servidor portable from Rui Alão onVimeo.

2. Instalação do WordPress em servidor remoto

Quando falamos em servidor remoto falamos do servidor que hospedará o seu site na web. Como você deve saber, existem vários serviços de hospedagem à disposição com planos de hospedagem muito diferentes.

Para o nosso propósito, o de instalar o WordPress remotamente, a primeira providência é verificar se o nosso plano de hospedagem atende aos requisitos de disponibilizar PHP e MySQL. Vejamos dois dos maiores serviços de hospedagem do Brasil, a Locaweb e a UOLhost.

Você pode ver que existem tanto planos para servidores Linux quanto Windows. Para nós, isso é indiferente. O importante é disponibilizar PHP e MySQL.

Uma vez escolhido o plano, é fornecido ao usuário uma conta de usuário e senha para acesso ao painel de controle do domínio. Existem vários painéis de controle, mas o mais comum deles é o CPanel. Veja no vídeo abaixo como fazer para instalar seu WordPress com o CPanel.

Instalação de blog wordpress usando cPanel e scripts do Fantastico deLuxe from Rui Alão on Vimeo.

3. Instalação manual do WordPress em servidor remoto

Vamos imaginar agora que você é um sujeito muito azarado e não tem um bom painel de controle com os scripts Fantastico para facilitar a instalação de seu WordPress. Ou é um usuário avançado e decide que quer instalar um CMS diferente, que os scripts do Fantastico não tem.

Para isso, percorremos alguns passos: depois de escolher um serviço de hospedagem, baixo o WordPress, descompacto e fa?o a transfer?ncia para o servidor remoto usando FTP. Depois de subir todos os arquivos (o processo é demorado: são 650 arquivos!!!), crio e configuro um banco de dados MySQL e configuro manualmente o arquivo wp-config.php para a conexão entre WordPress e MySQL. Finalmente, instalo o WordPress, crio um novo usuário e publico o primeiro post.

É preciso dizer que, apesar de eu ter usado um servidor gratuito para o tutorial, o processo é análogo ao usado em servidores pagos. O que pode variar é a localização de alguns ícones no painel de controle. Este um o processo bem mais demorado que a instalação via Fantastico mostrada no item B, mas funciona em qualquer servidor remoto, desde que tenha PHP e MySQL.

Instalação de blog wordpress em servidor remoto gratuito from Rui Alão on Vimeo.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial