Flash básico 08: Linha guia

1. Transição com linha guia

A primeira observação que se deve fazer é a de que uma transição com uso de linha guia é uma transição de movimento qualquer, onde um objeto é transormado em símbolo e depois animado pelo palco.

A diferença é a presença da linha guia, que vai determinar o caminho que o objeto fará entre o quadro-chave inicial e o final.

2. Na prática

Primeiro, faz-se uma transição de movimento normal, onde o objeto sai de um lugar no palco e vai para outro. Se tiver dúvidas, consulte a Guia para transição de movimento.

Depois, cria-se uma camada acima da camada onde ocorre a transição. Clique na camada recém criada com o botão direito e configure-a como guia. De preferência, nomeie as camadas.

curso-basico-guia01

Repare que a camada guia está com um ícone de régua T. Isso significa que ainda está em projeto, pois nenhuma camada foi associada à camada guia.

Agora desenhe uma linha na camada guia descrevendo o caminho que você quer que o objeto faça. De preferência, use a ferramente pincel.

Agora você precisa aplicar a guia desenhada sobre a camada onde está a animação. Para isso, clique na camada de baixo (onde está a animação) e a arraste sobre a camada com a guia. Vai aparecer um traço cinza logo abaixo no nome da camada da guia.

curso-basico-guia02

Solte a camada e você vai ver que o ícone dela muda :

curso-basico-guia03

O da camada com o tracejado significa que a camada que contém a linha guia está aplicada à camada da animação.

Agora, um último detalhe: você tem que alinhar o objeto da animação com o início e o fim da linha guia. Faça isso arrastando o objeto até ele ser atraído pelos nós da linha guia.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Feito isso, tecle ENTER para ver se a linha guia funciona.

Clicando no primeiro quadro da transição do objeto animado, veja no painel de propriedades a opção de “orient to path”. Esta opção faz com que o objeto rotacione conforme a tangente do traçado da linha-guia, como no exemplo acima.

3. Video

 

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial