Flash básico 02: Concatenação e tipos de quadros

A. Roteiro para transições: uma transição simples

O roteiro para transições (pequenas animações simples) é, basicamente, o mesmo para todo tipo de transição. Conforme a animação da cena vai se tornando mais complexa, o roteiro sofre pequenas modificações, mas mantém sua estrutura básica. Acesse o Guia para transição de movimento

B. Concatenação de transições

Pronto, você acabou de fazer a sua primeira transição. A sua linha do tempo deve estar algo parecid com isto:

curso-basico-timeline-1objeto-1trecho

Mas para conseguir fazer uma animação, deve saber concatenar várias trechos de animações. Por enquanto, vamos continuar com um só objeto. Agora tente continuar a animação, com mais uma transição, usando o mesmo objeto da primeira. É só consultar o Guia para transição de movimento e repetir os itens 3 a 5. No final, a linha do tempo vai estar assim:

curso-basico-timeline-1objeto-2trecho

Tente agora concatenar vários trechos, uns 3 ou 4.

C. Definição de quadro, quadro-chave, quadro chave em branco

Ao lidar com a linha do tempo, você verá alguns tipos de quadros: o quadro simples, o quadro-chave, o quadro-chave em branco e o quadro em branco. Cada um tem uma característica e uma representação. Veja a tabela.

  aparência criar apagar significado
quadro em branco branco     não há objeto em cena
quadro-chave em branco branco, com ponto vazado F7 Shift+F6 não há objeto em cena (quadro de controle)
quadro normal cinza F5 Shift+F5 há objeto na cena, parado
quadro normal azul ou verde F5 Shift+F5 há objeto em cena, em transição
quadro-chave ponto preto F6 Shift+F6 há objeto em cena (quadro de controle)

 

curso-basico-timeline-definicoes-quadros

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial