1. O problema da calculadora

Vamos imaginar que você precisa oferecer uma pequena calculadora ao seu usuário. Aproveitando a conceituação da aula passada, vamos projetar uma calculadora bem simples, com dois campos para entrada de dados e uma para saída. E botões para as operações. A idéia é fazer basicamente o aplicativo abaixo.

2. Interface



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3. O código

Nesta primeira versão da culculadora, só existe a operação de multiplicação.

Bem, vamos à execução.

O primeiro passo é inserir os input text. Input texts são caixas de texto que permitem que o usuário digite valores nelas. Ao primeiro input text dei o nome de valor1, ao segundo, valor2. Ao box de restultado dei o criativo nome de resultado.

Depois criei o botão para a operação de multiplicação. Na sua instância, coloquei o seguinte código:

bMultiplica.addEventListener(MouseEvent.CLICK, multiplica);  
   
function multiplica (event:MouseEvent):void {
    resultado.text = valor1.text * valor2.text;
}

Traduzindo:

Ao clicar no botão, o box resultado é carregado com a multiplicação dos valores digitados nos boxes à esquerda.

4. A segunda versão

Se você conseguiu fazer a primeira versão da calculadora acima, tente agora, seguindo o mesmo raciocínio, fazer uma calculadora mais completa.



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Repare que agora temos vários botões: soma, multiplicação, divisão e subtração. Além disso, temos um sinal que aparece entre as caixas de texto para indicar qual a operação que está sendo feita. E ainda um botão para limpar o conteúdo das caixas.

Mas, e a soma? Se quando você tenta somar 2 com 2 recebe 22, é porque o Flash entende que o texto 2 está sendo somado com o texto 2.

Se o Flash é chamado para somar o texto carambola com o texto digital, o resultado é caramboladigital… Mas, e para fazer o Flash somar números ao invés de texto? Bem, é só fazer a conversão, usando a função number. Veja como fica o código da soma:

bSoma.addEventListener(MouseEvent.CLICK, soma);
 
function soma (event:MouseEvent):void {
resultado.text = Number(valor1.text) + Number(valor2.text);
    operacao.text = "+"
}

 

Desse modo, o Flash vai converter o texto 2 para o número 2 antes de fazer a soma. Aí tudo funciona como previsto.

5. Video

Lembre-se que o video vai mostra o código AS2. Use o código mostrado acima, AS3.

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