1. Eventos

Vimos na aula passada que objetos têm propriedades. Fizemos um aplicativo que altera a opacidade de um desenho conforme o valor digitado numa caixa de texto.

Para isso, usamos o seguinte código no botão:

muda.addEventListener(MouseEvent.CLICK, clicaram);
 
    function clicaram (event:MouseEvent):void {
    cara.alpha = parseFloat(valor.text); 
}

 

Para fazer o aplicativo funcionar, fizemos a propriedade alpha de um objeto adquirir o valor de uma propriedade text de um input text.

2. Comandos disparados por eventos em botões

Mas o que exatamente significa on (release)?

Bem, release é um evento da interação entre o mouse e um botão. On release significa “ao soltar”, isto é, quando soltarmos o botão do mouse sobre o botão que fizemos no Flash, o comando seguinte deverá ser aplicado. Mas existem outros eventos? Claro.

Evento Significado
CLICK ao pressionar o botão do mouse sobre o botão do Flash
ROLL_OVER ao fazer o cursor do mouse entrar na área do botão do Flash
ROLL_OUT ao fazer o cursor do mouse sair da área do botão do Flash
   

 

Podemos, por exemplo, controlar o movimento de uma animação de acordo com um evento de botão. Veja:

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O código usado no botão foi:

stop();
botao.addEventListener(MouseEvent.CLICK,cai);
 
function cai (event:MouseEvent):void {
    play();
}

 

Experimente agora usar outros eventos, conforme a tabela acima.

3. Um código disparado por mais de um evento

Você vai perceber que existe uma relação entre evento, código e instância do botão. Você pode vincular eventos diferentes com o mesmo código. Como por exemplo, a release e a rollOut:



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Tanto faz você clicar e soltar no botão ou retirar o cursor do botão: os dois eventos disparam a animação. Veja o código:

stop();
botao.addEventListener(MouseEvent.CLICK, cai);
botao.addEventListener(MouseEvent.ROLL_OUT, cai);
 
function cai (event:MouseEvent):void {
    play();
}

 4. Eventos diferentes disparando comandos diferentes

Você pode também vincular códigos diferentes à eventos diferentes de uma mesma instância de um botão. Deslizar o cursor sobre o botão dispara a animação. Tirar o cursor de cima do botão, faz a animação parar.



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O código:

stop();
botao.addEventListener(MouseEvent.ROLL_OVER, cai);
botao.addEventListener(MouseEvent.ROLL_OUT, para);
 
function cai (event:MouseEvent):void {
    play();
}
function para (event:MouseEvent):void {
    stop();
}

 

5. Video

Lembre-se que o código que aparece no video é AS2. Use o AS3 que aparece acima, nesta página. 

 
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