Flash AS2 14: Microfone

1. Uso do microfone

Chegou o momento de usar outros dispositivos além do mouse e do teclado para entrada de dados no Flash. Nesta aula trataremos do uso do microfone.

No exemplo que vamos usar, vamos capturar o som do microfone, e usar seu volume para fazer uma animação tocar.

A animação é a de um cantor; cada frame ele abre mais e mais a boca.



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


O código desta primeira versão é bem simples. O botão da direita, com nome de instância mais manda o movie chamado menino avançar um frame, e o contrário acontece com o botão da esquerda.

mais.onRelease = function(){
  menino.nextFrame();
}
menos.onRelease = function(){
  menino.prevFrame();
}

Bem, isto serviu só para você entender como funciona o movie do menino cantor. Mas ainda falta o principal, vincular o microfone ao aplicativo. Faremos isto usando dois comandos importantes.

foninho = Microphone.get();
_root.attachAudio(foninho);

A primeira linha associa a variável foninho ao microfone instalado em seu computador. A segunda associa a variável foninho ao timeline principal, o _root, para que você possa refereciá-lo de qualquer parte de seu aplicativo.

Vou medir a atividade do microfone, que corresponde ao que chamamos usualmente de volume, através de uma propriedade chamada activityLevel. Ela faz o que você já deve ter imaginado: mede o nível de atividade do microfone, com valores de 0 a 100.

Embora a animação do menino cantor seja o bastante para medir o volume do microfone, fiz também uma barra parecida com aquelas barras de pré loaders, que também vai variar de 0 a 100. Assim, teremos dois indicadores do volume: o menino e a barra.

O código, no final, ficou assim.

foninho = Microphone.get();
_root.attachAudio(foninho);
barra.onEnterFrame = function() {
  barra._yscale = _root.foninho.activityLevel;
  menino.gotoAndStop(1+int(_root.foninho.activityLevel/10));
}

Assim, a cada frame a barra e o menino devem responder às variações do volume de som que chega ao microfone.



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


 2. Vídeo