
Hipermídia
Entrega de trabalhos
2o bimestre
Clique no botão correspondente à sua turma para entregar a sua redação.
Notas da disciplina
Primeiro bimestre: hipertexto e roteiro não linear
Cauda longa
Hipertexto e hipermídia
Ferramentas para uma narrativa não linear
O Twinery é uma ferramenta para redação de narrativas não lineares. Assista ao tutorial abaixo e faça uma tentativa.
Roteiro
Roteiro e filme, lado a lado
Script to screen
https://www.youtube.com/channel/UClIoUPKmfnTWxiNQVBszHBQ
Disney script to screen
https://www.youtube.com/results?search_query=disney+script+to+screen
Roteiros disponíveis
Amadeus
Blade Runner
Casablanca
Cidade de Deus
O invasor
The silence of the lambs
The apartment
The matrix
Etapas de produção
Disque M para matar
Roteirize o primeiro minuto do filme (até a cena do viajante chegar de navio)
https://tubitv.com/movies/326245/dial_m_for_murder
Cena da florista.
Friends: Aquele do Unagi
Roteirize o trecho da narrativa do episódio de Friends
https://drive.google.com/file/d/1OC7tpX2YORtZFJndsVy2FNUojU8QPuyJ/view?usp=sharing
Baixe o texto das falas aqui.
Da literatura para o roteiro
Era uma manhã de julho e a neblina cobria a cidade. Sentado sobre a mureta de casa, Tiago esperava seu amigo chegar. O momento decisivo estava chegando, o que o deixava ansioso.
Depois de algum tempo, Armando chega trazendo as gloriosas camisas do Jabaquara, amarelas e vermelhas, um monte! Com ele vinham mais uns três moleques, já de uniforme. Falar em uniforme é exagerar: o que tinham em comum eram as camisas e olhe lá. Os calções e os tênis eram todos diferentes… só uns poucos tinham algo parecido com uma chuteira.
Armando, vendo a ansiedade estampada no rosto de Tiago, sorriu e disse: “É hoje, moleque!”
Tiago responde com um olhar tenso: “Vamo acabá logo com isso!” descendo da mureta.
No campo os meninos começam a dar pequenas corridas, como fazem os jogadores profissionais. Ao entrar em campo, Armando passa a mão no chão (já não existe gramado) e faz o sinal da cruz. Tiago, que vem logo atrás, o imita.
“Achei que vocês iam amarelar” alguém grita do outro lado do campo, onde o outro time de moleques bate bola.
- faça a adaptação da narrativa literária para o formato de roteiro
Segundo bimestre: cibercultura