Automação no Android

Existem algumas funções que deveriam, na minha avaliação, serem configuráveis de fábrica. Por exemplo, sempre que ligo o Google Maps em meu Android, deveria ligar também a conexão com a rede. Se der pra ser wifi, ótimo, se não, tem que ligar o 4g. Essa e outras várias funções poderiam ser automáticas, mas não são. Tenho que ligar o wifi (ou o 3g, conforme o caso) e o GPS manualmente. Bem, estou escrevendo aqui para falar de dois apps que automatizam algumas funções do Android. O IFTTT e o Macrodroid.

IFTTT

O nome do app se refere à frase “if this than that”, isto é, “se isto, então aquilo”. E é assim que o software funciona. Ele faz com que, por exemplo, sempre que você tire uma foto, envie uma cópia para o Dropbox. Ou sempre que houver previsão de chuva para amanhã no local onde estou, me manda um SMS avisando. Ou me envie um e-mail sempre que alguém coloque um novo arquivo numa pasta do Dropbox… O IFTTT é ótimo para fazer com que serviços online “conversem” e fiquem integrados. Eu cheguei a instalar o app em meu celular mas fiquei um pouco frustrado pois logo percebi que o forte do IFTTT é integrar serviços online e não mudar configurações do próprio aparelho. 

Veja o link aqui.

MacroDroid

Macros são mini programas que seguem uma lógica repetitiva: você programa que algo aconteça a partir de um gatilho. A lógica é muito parecida com a do IFTTT, a diferença é que o Macrodroid é voltado para configurações do próprio celular. Pode-se programar, por exemplo, que “sempre que eu estiver em casa, ligue o wifi e desligue o 4g” ou “sempre que eu ligar o Google play, me conecte com a rede”. O Macrodroid é bastante poderoso e permite que você faça macros que disparam outras macros. Por exemplo, a macro “conecte-me com a rede” pode verificar a minha posição e, caso eu esteja em casa, me ligue no wifi, caso contrário, no 3g… e posso, posteriormente, programar que sempre que eu ligar o Google Play, conecte-me com a rede… sempre que eu sair de casa, desligue o wifi e ligue o 3g… ou posso determinar que, entre as 9:00 e as 19:00 desligue as notificações. E um monte de variações.

Veja o link aqui.

___ . ___

A grande diferença entre um e outro é o escopo mesmo. O IFTTT está preocupado em fazer com que serviços da web, como Dropbox, Gmail, Instagram etc funcionem de forma integrada enquanto o Macrodroid está mais focado em situações ligadas ao estado do seu celular e seu uso cotidiano. Pessoalmente, uso o Macrodroid, justamente em função deste perfil: preciso de algo que ligue ou desligue quando faço uma coisa ou outra. Embora a interligação entre serviços web seja interessante, não vi nenhuma funcionalidade que servisse para mim.

Please follow and like us:

1 Comment

  • Helder Lima

    10.02.2015 at 00:59 Responder

    Eu gosto do Tasker para automatizar esse tipo de tarefas. Por exemplo, não só ligar a conexão wifi/3g/4g, mas também ligar o GPS, que geralmente deixo desativado para economizar energia. Entre todos os que testei, esse foi o mais completo em termos de possibilidades, mesmo sem root no celular ele é ridiculamente complexo e simples ao mesmo tempo. Inclusive permite exportar seus perfis para aplicativos apk por ex, e disponibilizar na Play Store por ex. Eu mesmo tenho um app publicado por causa dele.

Post a Comment

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial