Senhas, parte 2

No artigo anterior falei sobre a necessidade de ter senhas diferentes para serviços web diferentes e, ao mesmo tempo, da dificuldade de gerenciar todas elas. Falei também sobre o que não fazer em termos de senha…

Agora vou falar o que se pode fazer para resolver este caos…

As pessoas com quem conversei oscilam entre duas soluções para este dilema: gerenciadores de senhas e criação de senhas por algoritmos pessoais.

Gerenciadores de Senhas

Existem alguns softwares ou plug ins que gerenciam as suas senhas… Existem mesmo serviços que criam senhas para você. Se você usa o navegador Firefox, você pode, usar uma das suas extensões para genrenciar as suas senhas. Ou você pode tentar as centenas de soluções que o Baixaki sugere.

Estes serviços guardam e preenchem automaticamente o seu login e senha em cada site ou serviço que você usa na web. Grande parte deles é gratuito e acredito sinceramente que a grande maioria é confiável.

Existem, no entanto, alguns problemas que surgem quando você adota um serviço de gerenciamento de senhas. Vejamos:

  • ao delegar a um software a tarefa de gerenciar as suas senhas, você vai ter que, necessariamente, usar uma senha para este software (irônico, não?) e esta senha você terá que lembrar, ou escrever naquele papelzinho…
  • se o software ou plugin rodar localmente, na sua má¡quina, e você perder o software ou o arquivo encriptado que ele gera, você perderá todas as suas senhas… sim, um HD que morre, uma formatação sem back up, um sobrinho que apagou o seu arquivo enquanto jogava no seu micro, ou um virus, e todas as suas senhas vão para o (cyber) espaço…
  • ah, e é lógico que, se o software roda na sua máquina, você não poderá acessar serviços web de outra máquina, já que não terá suas senhas á mão. Ou, seja, fora de casa não poderá acessar os serviços da internet que pedem senhas… ou seja, quase todos. Bem, talvez ter um destes programas não seja um bom negócio…
  • se, por outro lado, o software ou plug in rodar na web, você poderá usar todos os serviços web… desde que o site do gerenciador de senhas esteja online e funcionando perfeitamente.
  • e tenha em mente que você deverá confiar nesse site mais do que na boa vontade do papai noel…

O site não só deve ser bem intencionado, como também ser à prova de bala. Imagine que um hacker invade um site desses e pega todas as suas senhas… Nem sempre um serviço gratuito consegue ser tão eficiente e certamente não te dará garantias a troco de nada.

Bem, como você pode ver, apesar da praticidade em utilizar um gerenciador de senhas, existem muitos problemas.

Mas então não tem solução?!? Tem sim, eu acho que tem. Na terceira parte deste post vou falar sobre os conselhos que Steve Gibson dá, um dos papas da segurança na internet, e da solução do algoritmo pessoal.

Até lá.

Please follow and like us:

1 Comment

  • Carambola Digital

    27.03.2013 at 10:03 Responder

    […] Em breve vou falar sobre o conceito de senha segura e quais as opções para gerenciar senhas em vários serviços. […]

Post a Comment

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial