Qual a melhor hospedagem de sites?

Sempre que um cliente precisa do serviço de hospedagem de site me vejo em um dilema. De um lado, gostaria de indicar um serviço brasileiro, um para onde o cliente possa ligar e ser bem atendido em português e pagar um preço justo. Por outro lado, sempre que me arrisco, constato que este serviço não existe. Os serviços daqui são mais caros que os estrangeiros e disponibilizam um suporte péssimo. Penei horas nas mãos da UOLhost e da Locaweb, onde me largavam com funcionários que atendiam a 10 ou 20 clientes ao mesmo tempo. Eu fazia uma pergunta e tinha resposta 6 minutos depois… daí fazia outra, e era mais 10 minutos. Para ter uma conversa que normalmente levaria 3 minutos, eu levava 1 hora… e os funcionários quase sempre entendiam do problema menos do que eu; eram muito mal preparados para a função. Por causa disso, volta e meia quando meus clientes ou meus alunos me perguntam onde podem hospedar seu site, acabo indicando um serviço estrangeiro. De coração, preferiria indicar um brasileiro, mas não dá, pelo menos por enquanto.

De tempos em tempos leio críticas a respeito dos principais serviços de hospedagem e me baseio nelas para fazer indicações, além da minha própria experiência e da dos meus clientes. O que apresento agora é um resumo do que tenho colhido com o tempo.

Todos os planos listados abaixo são voltados para sites com pouco acesso, típicos de pequenos negócios, profissionais liberais, não são preparados para hospedar lojas de grande movimento ou de altos picos de acesso (mais de 10 mil usuários ao mesmo tempo). Ou seja, usei o perfil dos meus clientes.

Todos os planos que listei podem receber vários sites na mesma assinatura, sem nenhum acréscimo, isto é, podem hospedar seu site pessoal, o site do seu restaurante, o site do escritório de sua mulher e o consultório do seu filho numa mesma assinatura. Também trabalhei sempre com hospedagens sem limites para espaço em disco, banda consumida ou número de contas de e-mail. É bom lembrar que vários serviços nacionais são bastante restritivos quanto a estes recursos.

Outra característica importante é que vários destes serviços oferecem um preço promocional para o primeiro período de contrato que sobe no momento da renovação. Assim, você pode assinar um contrato que vai te custar cerca de R$200 no primeiro ano mas que, a partir do segundo ano, sobre para R$500. Na minha opinião esta é uma característica muito irritante destes serviços pois nem sempre estes valores são devidamente apresentados aos clientes. Neste artigo eu destaco os dois valores. Só um dos serviços listados não faz isso, a Dreamhost; seu preço é o mesmo desde o início. 

Ressalto que vários destes serviços contam com programas de afiliados, ou seja, de recompensa por indicação, e que estou cadastrado em alguns deles. Mas o fato de ganhar algo não me fez valorizar ou desvalorizar os serviços que avaliei.

Nos casos, em que o serviço de hospedagem tem vários planos, destaquei aquele que levei em conta. Em todos os casos, os serviços avaliados são grandes players do mercado, e contam com centenas de milhares de sites em sua carteira.

Descrição dos serviços

Bluehost, plano plus

Um ótimo serviço de hospedagem, bastante estável e que é um dos grandes players do mercado, com mais de 2 milhões de sites hospedados. Um dos meus clientes teve seu site invadido uma vez, o que me fez duvidar um pouco da segurança da hospedagem, pois mesmo depois de reconstruir o site e tomar medidas de segurança o site foi invadido uma segunda vez. Também penso que a diferença entre o preço inicial e o preço normal é bastante grande, o que não deixa os clientes muito satisfeitos. De resto, o serviço e o atendimento são bons.

iPage

Este é um dos serviços mais baratos de hospedagem no momento da adesão, e tem mais de um milhão de sites sob seu serviço. O suporte é usualmente rápido na resposta e tem um índice de uptime (porcentagem em que seus sites ficam online, disponíveis) muito bom. Duas características da iPage não são muito agradáveis: você não pode fazer um pagamento por mês, só anualmente e o preço da hospedagem sobre vertiginosamente depois da primeira assinatura, de $1.99 para $11.95. o que coloca o serviço entre os mais caros da lista.

Dreamhost

Fundado em 1996, este serviço é um dos mais tradicionais do ramo. Ele oferece um serviço bastante robusto, com um suporte excelente e uma garantia de devolução do seu dinheiro até 97 dias depois do contrato. Uma das características da Dreamhost que mais gosto é que ela não te dá um desconto monstro no primeiro contrato e depois reajusta para um valor bem mais alto. O valor é o mesmo desde o início e, se você comparar com os outros serviços, é o valor mensal mais barato depois do primeiro período. Um detalhe deste serviço é que ele não usa o tradicional painel de controle cPanel, mas uma versão customizada para a própria Dreahost. Os principais recursos do cPanel estão lá, só que distribuídos de outra forma.

Hostgator, plano baby

A Hostgator tem um preço competitivo para a primeira contratação mas, como em outros casos, o valor duplica quando você tem que renovar o contrato. Com quase um milhão de sites hospedados é também um gigante do ramo, disponibiliza uma versão do cPanel bastante completa. Embora alguns serviços de monitoramento apontam que o Hostgator não seja muito rápido, é uma boa escolha de hospedagem, e seu suporte é sempre bem avaliado. Vi depoimentos de designers que, depois de passarem por vários serviços, chegaram ao Hostgator e ficaram satisfeitos.

GreenGeeks

O GreenGeeks é um serviço um pouco mais modesto que os demais, com 300 mil sites na sua carteira, e que promete basear a sua política energética em recursos renováveis. Oferece o serviço de backups do site gratuitamente mas, como noutros casos, tem uma súbita subida de preço depois do primeiro período de contrato. Mesmo assim é avaliado por seus usuários como um ótimo serviço em todos os aspectos.

Preços

 

Serviço Link Preço promocional (por mês) Preço de renovação
(por mês)
Downtime no ano (horas)
Bluehost.com, plano plus http://www.bluehost.com/?no_geo_redirect=1 $5,95 $10,99 6
iPage http://www.ipage.com $1,99 $11,95 20
Dreamhost https://www.dreamhost.com/ $7,95 $7,95 1
Hostgator, baby plan https://www.hostgator.com/ $5,95 $11,75 13
Green Geeks https://www.greengeeks.com $3,96 $9,95 3

Obs. Downtime é o tempo em que o servidor ficou fora do ar no ano. Existem sites especializados que medem isto. No caso, me baseei no Hostingfacts. Neste caso, quanto menor o valor listado, menos o servidor ficou fora do ar, melhor para você. 

Gráficos

Quanto menor o valor, melhor. 

Quanto menor o valor, melhor.

______

Balanço

Nas condições que foram apresentadas, hoje eu provavelmente usaria a Dreamhost ou a GreenGeeks. São os sites mais confiáveis, que tiveram os menores downtime, e que apresentam o preço de renovação menor entre os concorrentes. Em ambos os casos, os serviços de suporte são muito elogiados.  A Dreamhost tem uma política honesta, que me agrada bastante, de cobrar o mesmo valor para o preço de entrada e o de renovação, sem enganar o usuário com preços promocionais irreais. E a GreenGeeks tem outro aspecto muito bacana que é sua política de não te empurrar produtos adicionais como antivirus, backup, segurança extra etc. Sua política de consumo de energia renovável também é um ponto a mais pois os data centers são grande vilões no consumo de energia.


Os dados que levantei são de dezembro de 2016. Ao fazer a contratação do seu serviço de hospedagem confira os dados novamente, já que estes serviços costumam oferecer promoções e mudar seus serviços, preços e condições com alguma frequência.

Please follow and like us:

No Comments

Post a Comment

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial