Mas dá pra usar HTML5 hoje?

Vários desenvolvedores se vêem às voltas com os diferentes níveis de suporte que os navegadores dão ao HTML5. O que fazer quando um recurso do HTML5 é oferecido pelo o Chrome mas não pelo Firefox? A cada nova versão dos navegadores mais tags são suportadas mas o mar de variáveis que envolve o lançamento de um site em HTML5 é tenebroso. Primeiro há que se pensar nos diferentes navegadores, depois em quais tags estes navegadores suportam, e depois nas diferentes versões dos navegadores. Projetar hoje para o Firefox 4 de amanhã não é uma boa idéia, já que uma massa de usuário pode demorar a fazer a atualização. Se pensarmos nos inúmeros usuários do IE, então ficamos desolados… O IE 9, que está inda em beta, irá dar suporte a cerca de metade das tags que o Chrome suporte hoje! E a menos tags que Firefox, Opera e safari suportam hoje… Aliás, do ponto de vista do suporte ao HTML5, Chrome e Safari estão na liderança. Veja a tabela de compatibilidade de navegadores e recursos do HTML5 e CSS3.

Enquanto os navegadores não entram em acordo, o “ideal” seria poder escrever diferentes versões de CSS para diferentes navegadores, para poder assegurar os recursos do HTML5 para os que podem suportá-lo e, ao mesmo tempo, renderizar uma página legível para os que não podem.

Bem, é isto que o Modernizr faz. Trata-se de uma bilbioteca javascript que pode direcionar uma regra CSS para um navegador e outra regra para outro, conforme estes oferecerem ou não suporte às tags em questão.

Desta forma, você pode construir seus novos projetos em HTML5 hoje! Na medida em que novas versões de navegadores forem saindo, supostamente novas do Modernizr também serão, garantindo a compatibilidade ao longo do projeto. E pode-se supor que, à medida em que os navegadores forem todos dando suporte ao HTML5 e CSS3, o Modernizr será cada vez menos necessário.

Sendo assim, HTML5 djá!

ps. em breve esperamos poder oferecer este blog em HTML5 com uma pequena ajuda do Modernizr também…

Please follow and like us:

No Comments

Post a Comment

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial