Flash básico 03: Simultaneidade

1. Simultaneidade: mais de um objeto em cena

Quando é o caso de haver interação entre vários objetos em cena, existe uma regra a ser seguinda: cada objeto que vai sofrer uma transição (em outras palavras, que vai sofrer qualquer tipo de mudança) deve estar em sua própria camada. Se são X objetos, temos que usar X camadas.

Regra No 1: deve-se criar uma camada para cada objeto que irá sofrer transição.

Mais da metade dos erros que ocorrem em animações com o Flash são devidos à não obediência a esta regra simples. Portanto, esteja atento à ela.

Para fazer uma animação em que dois objetos se movem, primeiro crie as duas camadas (uma já estará criada, crie então a segunda). Depois, use o Guia para transição de movimento para o primeiro objeto, depois mude de camada, e siga novamente o Guia para transição de movimento.

A sua linha do tempo, vai então se parecer com esta abaixo, em que cada camada mostra o que acontece com cada objeto.

curso-basico-timeline-2objeto-sincronia

2. Encadeamento de animações com mais de um objeto

A primeira técnica que mostramos foi a do encadeamento de transições (um trecho de transição seguido de outro, com o mesmo objeto). Tente mesclar essa técnica com o uso de dois objetos, de modo a obter uma asssincronia.

Veja a linha do tempo abaixo:

curso-basico-timeline-2objeto-assincronia

 

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