Flash básico 01: Transições

1. Animação como linguagem. Introdução ao conceito de animação: filme linear e filme interativo

A partir do uso da internet gráfica, isto é, da internet com imagens, a evolução para animação era o próximo passo esperado. Algumas tentativas de implementar um formato que fosse compatível com todos os navegadores foram feitas (como o formato de GIF animado, que permite uma sucessão de quadros, como num filme mudo antigo) mas não eram flexíveis o bastante. Para atender a esta demanda, surgiu o programa Flash, da Macromedia, que trabalha a partir de vetores e que permite a interpolação de movimento, livrando o autor do tremendo trabalho de ter que definir a animação quadro a quadro.

As aplicações das animações são muitas.

2. Conceituação: interface do programa

O programa Flash trabalha com animação 2D (em duas dimensões) e permite o uso de som. Assim como as animações vistas em cinema e em TV, as animações feitas em Flash também trabalham com os seguintes conceitos:

palco: é a área de trabalho, a área em que a animação é visível para o usuário final.

personagens: são elementos gráficos que atuam, isto é, se movem, mudam de cor, ou sofrem algum outro tipo de alteração durante uma cena. Os personagens atuam sobre o palco, cada um em sua camada. Personagens diferentes não devem ocupar a mesma camada simultaneamente. Os personagens, no Flash, são chamados de símbolos.

cena (scene): é o “tempo-espaço” onde a ação se desenrola. O tempo é medido pela linha do tempo. O espaço de um personagem é o palco, numa certa cena, numa certa camada. A cena é divida espacialmente em camadas e temporalmente em quadros. 

camada (layer): corresponde a cada folha de acetato, nas animações antigas, feitas quadro a quadro.

filme (movie): é o encadeamento de cenas.

linha do tempo (timeline): dividida em quadros, é a escala temporal da cena.

quadro (frame): cada instante da linha do tempo.



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

3. Roteiro para transições

Existem dois tipos de animação no Flash: a quadro a quadro e a feita com transições. Veja no vídeo abaixo um exemplo de animação quadro a quadro.

Se você imaginar uma animação, tente dividí-la em pedaços menores até que não haja mais o que dividir. Este pequeno trecho a que você chegou é o que vamos convencionar chamar de transição.

Existem dois tipos de transição no Flash, a de forma e a de movimento.

Transição de forma

A transição de forma é aquela, como o nome diz, que altera a forma do desenho radicalmente: pense num quadrado que vira uma girafa, por exemplo.



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Para este tipo de transição não é preciso criar objetos em Flash. Veja os passos para este tipo de transição no guia de transição de forma ou assista ao vídeo abaixo.

Transição de movimento

A de movimento não altera a forma do desenho, mas só algumas propriedades pre-existentes, como por exemplo, o tamanho ou a cor.



Para este tipo de transição é fundamental transformar os desenhos a serem animados em objetos Flash. Veja os passos para este tipo de transição no guia para transição de movimento.

Agora veja o vídeo abaixo, continuação do video sobre animação quadro a quadro, e veja a como fazer uma transição de movimento e outra de forma.

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial