Flash AS2 05: Algoritmos

1. Algoritmos

Um algoritmo é uma seqüência de instruções ordenadas de forma lógica para resolver um certo problema.

Antes de continuarmos, dois pontos importantes:

Usamos algoritmos desde muito cedo, quando aprendemos a fazer coisas. Só não temos o costume de pensarmos neles como procedimentos puramente lógicos. Sendo assim, não pense que algortimos são coisas complicadíssimas, exclusivas de programador, pois simplesmente não são.
Seja muito detalhista com seus algoritmos. Boa parte dos erros na hora de programar é tomarmos como entendido algo que nunca foi “dito”.
Algumas regras úteis para a redação de algoritmos:

ser objetivo
usar somente um verbo por frase
usar frases curtas e simples
evitar ambigüidades
Com foi dito, usamos algoritmos no nosso cotidiano. Um exemplo clássico de algortimo é uma receita de cozinha: logo depois de declarar os ingredientes dizemos o que deve ser feito com cada um, em qual ordem, para atignir um objetivo específico. Se você reparar, receitas culinárias seguem as regras acima.

2. Um algoritmo na prática

Vamos, inicialmente, trabalhar com um algoritmo não-computacional. Usaremos a linguagem cotidiana falada/escrita para registrá-lo.

Um algoritmo para resolver o problema “ir ao show do U2” seria algo parecido com isso:

comprar ingresso para o show
esperar dia e hora do show
pegar condução para o show (ônibus, carro, carona)
assistir ao show
voltar para casa
Repare que cada passo desse algoritmo pode ser expandido o quanto quisermos… Por exemplo, ao invés de comprar o ingresso para o show posso expandir para

descobrir o dia e hora do show
ver se estarei livre
descobrir quanto custa o ingresso
verificar se vou ter dinheiro na conta
descobrir onde os ingressos são vendidos
descobrir condução até o local de venda dos ingressos
etc, etc
Em outras palavras, um algoritmo é uma série de passos que descrevem o que deve ser feito para atingir um objetivo específico. Logicamente, se fizermos isso para usarmos num computador teremos que usar uma linguagem que ele possa interpretar. O ActionScript é uma dessas linguagens.

3. Condições

No algoritmo acima, sabemos o que acontece se eu tenho dinheiro na conta… mas e se não tenho? Peço emprestado? Roubo um banco? Entro sem pagar? Ou me conformo e fico em casa? Ou saio pra tomar um chopp, porque é mais barato?

Bem, quando criamos um código para um programa é muito comum este tipo de situação na qual o futuro se divide um dois ou mais caminhos. Para lidar com essas situações, usamos uma notação gráfica, como a que aparece abaixo:


 

curso-as2-algoritmo02


 

Repare que as situações onde existem condições aparecem numa forma triangular, e que o fluxo de programação se bifurca a partir dela.

4. Exercícios

Ainda no terreno dos algoritmos cotidianos, como seria um algoritmo para fazer uma ligação a partir de um telefone público? Seja o mais detalhista possível.

Agora faça um algoritmo para trocar um pneu de um carro.

Finalmente, faça um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial